Ministro Padilha confirma audiência com Fenafal

Gestor e representante do controle social conversaram rapidamente durante evento em Brasília (Foto: arquivo pessoal)

No Simpósio Internacional de Redes de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança, nos dias 18 e 19 de abril,  durante o lançamento da Rede Cegonha, em Brasília, o coordenador-geral da FENAFAL, Altair Lira, teve oportunidade de conversar por alguns minutos com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Foi uma conversa breve, mas consistentes e, em pouco tempo, deveremos conseguir uma audiência exclusivamente para discutir a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Falciformes”, revelou Lira.
“Parabéns ao coletivo da FENAFAL pela respeitabilidade conseguida durante estes anos, conseguindo colocar na agenda de saúde do Brasil os direitos das pessoas com doença falciforme”, acrescentou o ativista baiano.

Ele conta que o compromisso efetivo da FENAFAL foi a inclusão na discussão do Simpósio da redução da mortalidade materna e infantil das pessoas com doença falciforme, discussão negligenciada e invisibilizada.  “Também reforçamos a luta pelo recorte racial da discussão, visto que todos os indicadores demonstram que são as mulheres negras e indígenas as principais vitimas do descaso ou das más práticas em gestão em saúde”, acrescenta.

Deixe um comentário