FALCIFORME PODERÁ TER CURA COM MANIPULAÇÃO GÊNICA

Fatima falciforme

A paulista Fátima, de São Paulo, foi a personagem da matéria do repórter Álvaro Pereira Júnior | Foto: Reprodução do site do G1.globo.com

 

Uma matéria especial exibida neste domingo, 03, pelo televisivo “Fantástico” da Rede Globo de Televisão, mostrou avanços nas pesquisas em manipulação genética para cura de doenças com a falciforme. Para quem acompanha os eventos científicos da área, a matéria não foi uma surpresa tão grande assim.

A cura para a principal doença genética e hereditária do mundo pode estar vindo através de uma nova tecnologia de saúde diferente do transplante de medula óssea. Os pesquisadores estão chamando de “reparo gênico” ou “edição gênica”. A novidade foi apresentada pelo cientista francês Jacques Elion numa conferência do 7º Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de novembro de 2013, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A ideia parece simples: interferir na sequência genômica humana aonde estão localizados os chamados “genes modificantes”, anulando da cadeia molecular os genes responsáveis pelo desencadeamento no organismo do problema falciforme. Segundo Elion, esse recorte genômico seria possível com o aprimoramento de técnicas que utilizam “Zinc Fingers”, que seriam marcadores moleculares responsáveis pelo “cortes” precisos na sequência das cadeias de moléculas.Já não é tão nova assim a ideia de que a doença falciforme deva ser considerada uma espécie de moleculopatia. E como essa doença está associada a um “defeito” nas moléculas que compõem as hemoglobinas, a solução do problema estaria na substituição ou subtração das moléculas modificadas que caracterizam a doença falciforme.

O cientista mostrou ainda informações sobre estudos para produção de sangues raros in vitro, para ser usado em transfusões de pessoas que necessitem receber sangue difíceis de serem coletados através dos doadores humanos convencionais. Numa outra linha, Elion comentou sobre a produção de hemoglobina terapêutica, modificada em laboratório para posteriormente ser transfundida em pacientes falciformes. Essa hemoglobina modificada em laboratório atuaria como uma espécie de vacina interna prevenindo as crises, intercorrências e agravos comuns nessa doença.

Antes de falar das inovações o francês mostrou alguns dados interessantes sobre a doença falciforme, como uma pesquisa recente feita nos EUA que demonstra que a mortalidade de crianças menores de três anos de vida tem caído cada vez mais por conta da triagem neonatal e pelos tratamentos adotados já nos primeiros meses de vida dos bebês falciformes.

Ele disse que a doença continua sendo um grande desafio para a medicina por causa da extrema variação de episódios clínicos que provoca. Também destacou a escassez de medicamentos eficazes para o problema, sendo o Hydroxycarbamide ou Hydroxiureia o único com alguma eficácia comprovada. Relembrou que a doença falciforme possui quatro origens geográficas independentes e diferenciadas, sendo três na África e uma na Índia. No Brasil, o aplótipo prevalente da doença é o originário do Benin.

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Assista a matéria inteira aqui: http://g1.globo.com/fantastico/edicoes/2016/01/03.html#!v/4714001

10 Responses to FALCIFORME PODERÁ TER CURA COM MANIPULAÇÃO GÊNICA

  1. Juliana disse:

    Fico muito feliz em ver que estão se empenhando para ter a cura de doenças como a anemia falciforme é agradeço e peço a Deus todos os dias para que chegue logo até nos é as crianças que sofrem com a doença. E que tudo der certo, com as pesquisas para que possa chegar até mim e todos que precisam.

    • Olá Juliana! A FENAFAL vai envidar todos os esforços para que a nova tecnologia seja oferecida em forma de política pública para todas e todos que possam se beneficiar dela. Esse é o nosso compromisso!!
      Dalmo Oliveira
      coordenador de Comunicação

  2. Miria Santos disse:

    Gostaria de saber o tempo estimado para que essa nova técnica seja implementada aos doentes falciformes.Tenho filho de 27 anos com a doença, que já sofreu AVC e STA.

    Grata
    Miria Santos

  3. Kenia santos de oliveira disse:

    Em nome de Jesus vai chegar minha mãe estar sofrendo muito pos ja estar com ossos todos neuclosados Braços pernas fêmur e sente muitas dores 24hrs e por dia tomar remédios mas só aliviar as dores que chegue logo aqui no Brasil em nome de Jesus para todos que precisam

  4. Maria Elisa Moura Rodrigues disse:

    OI, Dalmo! Eu já fui presidente da ASDRELMIR associação dos drepanocíticos ( anemia falciforme ) por muito tempo e gostaria de dizer que tenho vivenciado no facebook muitas reclamações pela falta do HYDREIA nas farmácias públicas e tive até que comprar para o meu filho. Oque vocês podem fazer para nos ajudar a cobrar este medicamento do poder público?

  5. Maria Elisa Moura Rodrigues disse:

    Até que a cura chega até nós, gostaria que se preocupassem também com a falta do HYDREIA nas farmácias e muitos que não podem comprar estão sofrendo e esperando a compaixão dos poderosos. Mas fico feliz em saber dessa notícia, apesar de que poucos terão acesso a essa cura pois tudo depende de ter o dinheiro para pagar.

  6. antonio fabio disse:

    ola tenho uma filha de dois anos que tem anemia falciforme,gostaria de saber como faço para ela ser voluntria da nova tecnica

  7. teresinha vieira disse:

    tenho uma filha de 21 anos e um filho de 16 anos com anemia falciforme e que sofrem demais apesar das medicações, gostaria de participar de programas e ser voluntaria nos projetos.

    • Teresinha, sugerimos que você procure os centros de referência na sua região (hemocentro, HU etc). Você pode também escrever diretamente para a ouvidoria do Ministério da Saúde para registrar essa sua intenção.

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: