Conferência discute desafios da saúde pública

davi zenoh 14a CNSDirigentes de diversas associações de pessoas com falciforme de todo país se encontram mais uma vez na Capital Federal para defender as demandas históricas da saúde pública brasileira. O transplante de medula óssea sem restrições de faixa etária continua sendo a bandeira prioritária do momento, mas os representantes da FENAFAL sabem que essa 15ª conferência ocorre num dos momentos sociais mais conturbados e difíceis das últimas décadas e estão cientes dos riscos de retrocessos para o SUS.

Para Maria Zenó, coordenadora-geral da entidade, que atua na Comissão Organizadora do evento, a participação das associadas tem se tornado, cada vez mais, qualificada. “Somos um movimento unido e combativo e que sabe exatamente o que quer alcançar dentro do SUS. Nossa participação faz a diferença nessa conferência”, diz.

sheyla davi 15a CNS

A dimensão das tensões dos debates que ocorrerão pode ser percebida já na mesa inicial, com o tema “Reformas Democráticas e Defesa do SUS”, com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Castro, Deputada Federal (PC do B/RJ) Jandira Feghali  e Marcio Pochmann, da Fundação Perseu Abramo.

O evento prevê também sessões de “DIÁLOGOS TEMÁTICOS” que abrirão a possibilidade de que os delegados aprofundem discussões como Democracia, Participação e Comunicação Para o SUS, com falas de
Maria do Socorro de Souza, Presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Marcelo Lavenere, membro da OAB e da Comissão de Justiça e Paz da CNBB e ainda de Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Uma outra mesa discutirá “Direito À Saúde: Acesso Com Qualidade E Equidade Para Cuidar Bem Das Pessoas”,  com a Deputada Federal (PT/DF), Érica Kokay, Carlos Ferrari, do Conselheiro Nacional de Saúde e  Emerson Merhy, professor Titular da UFRJ.

O evento se encerra na próxima sexta, dia 4. A Associação do Distrito Federal (ABRADFAL) está apoiando as companheiras e companheiros de outros Estados, especialmente na questão do autocuidado em relação à questão da desidratação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: