Falciforme consciente

agafal marcha mulheres fenafalA cada ano que passa as associações de pessoas com a doença falciforme, em todo o país, têm sido chamadas para participar das ações e manifestações alusivas ao mês da consciência negra. Esse ano, com a realização da primeira Marcha Nacional das Mulheres Negras, ocorrida no dia 18 em Brasília, a nossa pauta ganhou mais visibilidade, com a presença das companheiras em praticamente todas as caravanas que desembarcaram na Capital Federal para esse ato público histórico.

Para Neusa Maria Da Rocha Carvalho, da AGAFAL, que participou do evento, a doença falciforme é uma pauta que se consolidou na ordem do dia do movimento de mulheres negras do país. “A doença falciforme sempre está presente na discussão sobre saúde da população negra”, garante a militante gaúcha.

mulheres df marcha bsb

A FENAFAL ocupa já há alguns anos assentos nos conselhos nacionais de Saúde e de Promoção da igualdade racial, onde tem colocado as demandas principais sobre saúde pública, na perspectiva das brasileiras e brasileiros que convivem com essa patologia hereditária e genética, surgida na África e exportada no sangue das pessoas escravizadas para todos os lugares onde ocorreu a diáspora africana.

mulheres df marcha bsb02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: