Juiz de Fora realiza mais um evento sobre a doença falciforme

3º Simpósio de Doença Falciforme começa nesta terça-feira

Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Fundação Hemominas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa e a Associação dos Portadores de Anemia Falciforme (Apaftf), realizam nesta terça-feira, 20, o 3º Simpósio de Doença Falciforme. O evento acontecerá na Santa Casa, das 8h30 às 16h30. O objetivo do simpósio é debater e encontrar novas formas de inclusão social para o usuário falcêmico; obter maior integração do doente no sistema de saúde; além de celebrar o Dia Estadual da Conscientização da Síndrome Falciforme.

Entre as atividades programadas estão palestras e debates, proporcionando ao público maior entendimento sobre o assunto e esclarecendo dúvidas. Destaque para a palestra “Terapia celular: Tratamento de osteonecrose com células tronco”, com o médico ortopedista Gildásio de Cerqueira Daltro, renomado conferencista nacional, que vai tratar de novidades científicas na área.

O simpósio é aberto ao público em geral, mas focado nos profissionais de saúde e doentes. Cento e setenta pessoas se inscreveram para participar do evento. Confira a programação completa no quadro ao final da matéria.

A doença

A doença falciforme é uma alteração genética, e sua manifestação mais frequente é a chamada anemia falciforme. É uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos), caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Os glóbulos vermelhos são células que, com a doença, têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra, mas pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. O diagnóstico é feito através do exame chamado Eletroforese de Hemoglobina, que faz parte do teste de triagem neonatal (Teste do Pezinho), realizado antes de o bebê receber alta da maternidade.

A anemia falciforme pode manifestar-se de forma diferente em cada indivíduo: uns com mais e outros com menor intensidade. Os sintomas, que geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança, incluem, principalmente, dor nos ossos e nas articulações, podendo atingir qualquer parte do corpo. As crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. São associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação. Pode ocorrer, também, icterícia (cor amarela nos olhos e pele). Quando descoberta a doença falciforme, o bebê deve ter acompanhamento médico por toda a vida, para tratar adequadamente as crises.

Programação do Simpósio:

8h30 – Reconhecimento da inscrição

9h – Abertura oficial

9h30 – Palestra. Tema: “Uma vida com e sem anemia falciforme”, com Elvis Silva Magalhães. O moderador é o médico Sebastião Avelar

10h – Café

10h20 – Palestra. Tema: “Cetebio (Centro de Tecidos Biológicos) – Avanços tecnológicos e novos desafios”, com a médica Júnia Guimarães M. Cloffi. O moderador é o médicos Gildásio de Cerqueira Daltro

11h – Palestra. Tema: “Terapia celular: Tratamento de osteonecrose com células tronco”, com o médico Gildásio de Cerqueira Daltro. A moderadora é a médica Júnia Guimarães M. Cloffi

11h40 – Debate. O moderador é Elmano de Araújo Loures

12h – Almoço

14h – Palestra. Tema: “Política pública sobre doença falciforme em Minas Gerais”, com o médico José Nélio Januário. A moderadora é a médica Daniela Oliveira Werneck Rodrigues

15h20 – Debate. Os moderadores são: Ivan Chebli (coordenador técnico do Comitê de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora) e Waldir de Souza Gonçalves (presidente do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora)

16h – Café

16h30 – Encerramento

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
AGENDAJF

////////////

fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?data=19/3/2012&modo=link2&idnoticia2=33661

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: