MS inicia discussão sobre saúde do homem com DF

Paciente é examinado durante evento na Paraíba (Foto: Fabiana Veloso)

Depois de três anos discutindo a saúde do gênero feminino, a coordenação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, do Ministério da Saúde, promoveu na última terça-feira, 14, o I Encontro de Homens com Doença Falciforme. “O evento tem por objetivo implementar, dentro das áreas técnicas do Ministério da Saúde, a transversalidade, e para tanto, é imprescindível, aproximar-se de homens com doença falciforme e tentar conhecê-los: suas condições de vida, as representações e as concepções que têm acerca de sua saúde, seus hábitos e as providências que tomam para resolver seus problemas quando adoecem, bem como, o que fazem para evitar”, diz a carta-convite enviada aos participantes.

Segundo os organizadores, é fundamental que sejam pensadas “linhas do cuidado” (da criança, do adolescente, da mulher, do homem e outros), com a criação de fluxos que impliquem ações resolutivas das equipes de saúde, centradas no acolher, informar, atender e encaminhar (referência e contra referência), onde o usuário, através de um acesso que não lhe deve ser negado, saiba sobre cada lugar que compõe a estrutura do serviço a partir da sua vivência nele: como uma pessoa que o conhece e se sente parte dele, e que é capaz de influir em seu andamento.

“Construída assim, em sintonia com o universo dos usuários, esta linha estará embasada no princípio constitucional da intersetorialidade e, certamente o seu potencial de resolutividade, possibilitará o surgimento de laços de confiança e vínculo, indispensáveis para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e aprofundar a humanização das práticas. O encontro contará com a participação de 20 colaboradores”, acrescenta o informe oficial do MS.

As informações obtidas no evento irão subsidiar os trabalhos em desenvolvimento, garantindo a integralidade na atenção. A FENAFAL se fez representar pelo seu coordenador-geral, Altair Lira e pelo seu diretor de Políticas Públicas, João Fernando. Sidney Santos, coordenador da Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Alagoas, e Fábio Henrique, da Associação Paraense, também compuseram o grupo que representou o controle social na reunião. “Este grupo da FENAFAL está neste momento dando os primeiros passos da discussão, mas no decorrer do processo, todos os homens com doenças falciforme das associações serão convidados a compor esta caminhada”, garante Lira.

Os organizadores convidaram ainda profissionais da Área Técnica de Doença Falciforme ATDF/MS, Área Técnica de Saúde do Homem ATSH/MS, Área Técnica de Saúde da Mulher ATSM/MS, Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência ATSD/MS, Área Técnica de Saúde do Sistema Prisional, Área Técnica de Saúde Mental ATSMT/MS, DAGEP/MS, DAB/MS, SVS, especialistas e um profissional de enfermagem.

O objetivo do evento foi discutir a questão da Doença Falciforme a partir dos homens com a doença: onde estão, como vivem, que assistência estão recebendo e o que querem do SUS. Veja a seguir a programação do evento.

PAUTA: Ações prioritárias e agenda conjunta

Dia 14 – (Manhã) 09h às 12h

– Conhecendo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doença Falciforme. (Dra. Joice Aragão)

– A Doença Falciforme na visão do profissional

– A Doença Falciforme na visão do usuário

– Roda de conversa

Dia 14 – (Tarde) 14h às 17h

– Explicitação dos participantes sobre as suas expectativas para o cumprimento da pauta proposta.

– Elaboração de documento conjunto.

– Encerramento.

3 Responses to MS inicia discussão sobre saúde do homem com DF

  1. Sidney Santos disse:

    A Fenafal teve fundamental papel no desenrolar deste processo, enquanto participante deste evento creio que os homens com doença falciforme foram muito bem representados pela equipa da Fenafal.

  2. Fábio Henrique disse:

    A comunicação poderia ser mais sensata e se manter mais atualizada e colocar a foto que realmente foi tirada no evento.

    • Prezado Sr. Fabio, bom dia!

      Agradeço penhoradamente seu comentário aqui no blog da FENAFAL, sinal de que este instrumento tem cumprido sua missão de tornar a comunicação um elo democrático de articulação da entidade com as associadas e com a sociedade em geral.

      Não foi falta de sensatez ou de senso de atualilização o que nos fez colocar outra foto (ilustrativa) para compor a matéria sobre a reunião que o Sr. e outros colegas da FENAFAL participaram. É que, até o momento, não recebemos da organização do evento ou dos colegas que representaram o controle social no referido evento qualquer imagem daquela ocasião. Mas atualizaremos a notícia, assim que dispusermos de uma imagem retratando a reunão.

      Aproveito a ocasião para parabenizá-lo pelo brilhante trabalho conduzido pelo Sr. no blog http://vivercomanemiafalciforme.blogspot.com/2012/02/no-ultimo-dia-140212-aconteceu-no-anexo.html

      Att.,


      Dalmo Oliveira da Silva
      Diretor de Comunicação Social
      Federação Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme

      https://fenafal.wordpress.com/

      https://twitter.com/fenafalbrasil
      (83) 8897.1340/3225.4854/3216.6325

      “O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes de nossas vidas. Deveriam também governá-la”. Wilhelm Reich

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: