Pesquisadora estadunidense conhece programas brasileiros de atenção à doença falciforme

Creary (de blusa cinza) conheceu ativistas da ABADFAL

A pesquisadora americana Melissa Creary, esteve recentemente no Brasil, visitando o Rio de Janeiro, a Bahia e Minas Gerais. Bióloga, Mestre em Saúde Pública e doutoranda no Institute of Liberal Arts (ILA) da Emory University, Melissa encontrou com o coordenador-geral da FENAFAL, Altair Lira, numa atividade organizada pelo Instituto de Saúde Coletiva, com a Faculdade de Enfermagem e com o apoio da ABADFAL.

“Na oportunidade Melissa apresentou um pouco da trajetória da doença falciforme nos Estados Unidos, onde pudemos dialogar sobre as semelhanças e diferenças do contexto da doença no Brasil. Importante considerar que Melissa também trabalha no CDC – Centro de Controle de Doenças dos EUA (espécie de Ministério da Saúde dos EUA, com suas diferenças), onde lá trabalha na área que cuida da doença falciforme”, relata Lira.

Altair diz que a apresentação de Creary trouxe  elementos importantes na história das politicas públicas ocorridas nos Estados Unidos para atender as pessoas com a doença, a exemplo da luta dos Panteras Negras na defesa das pessoas com a doença do descaso governamental naquele país. “Filha de pais jamaicanos, ela nasceu nos EUA e hoje vem se tornando importante referencia principalmente pelo fato de ter a doença e querer pesquisá-la. Tem sido um enorme desafio para ela no campo pessoal, intelectual e profissional, atuar ‘estudando’ a si própria”. Lira acrescenta que ela foi convidada pelo Ministério da Saúde para estar em Fortaleza no 6º Simpósio.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: