Câmara técnica do MS indica transplante de medula para pessoas com Doença Falciforme

A Câmara Técnica do Ministério da Saúde que discute Transplante de Medula Óssea aprovou na semana passada a inclusão da doença falciforme no roll das doenças crônicas e agudas em que os pacientes poderão se submeter ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os detalhes para esse tipo de indicação ainda precisarão ser melhor definidos. Alguns especialistas temem que haja uma corrida indiscriminada de pessoas com doença falciforme em busca do tratamento, que é de altíssima complexida.

Para Elvis Magalhães, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Brasília, e um dos poucos transplantados no país, a decisão da Câmara Técnica chega em boa hora, especialmente para aquelas pessoas que já não possuem mais opções de tratamento para os agravamentos que a doença falciforme pode causar no organismo humano.

A FENAFAL está envolvida também com as campanhas de doação de medula óssea, no intuíto de ampliar os estoques nos bancos de medula em todo o país.

One Response to Câmara técnica do MS indica transplante de medula para pessoas com Doença Falciforme

  1. Sonia disse:

    É ATÉ DIFÍCIL DESCREVER O QUE REPRESENTA ESSA CONQUISTA, VISTO QUE NÃO É FÁCIL MENSURAR O SOFRIMENTO DAS PESSOAS QUE TEM A DOENÇA FALCIFORME, E QUE, INFELIZMENTE NÃO RESPONDEM A OUTRAS TERAPIAS.
    ACREDITO QUE COM A POSSIBILIDADE DO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA PARA AS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME SERÃO MENOS PESSOAS VITÍMADAS POR ESSA DOENÇA, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO NÚMERO DE ÓBITOS, COMO EM RELAÇÃO AS COMPLICAÇÕES CAUSADAS PELA MESMA.
    QUERO PARABENIZAR TODOS AQUELES QUE CONTRIBUIRAM PARA ESSA GRANDE VITÓRIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: