Crianças realizam dopller em Alagoas

Por Sidney Santos

64 crianças com idades entre dois e dezesseis anos realizaram nos dias 01 e 02 de junho o exame de Doppler Transcaniano que tem como objetivo específico avaliar o risco de AVC nestas pessoas. O evento ocorreu por meio de uma parceria firmada entre a Associação de Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas – APHAL, Hemocentro de Alagoas – HEMOAL, Hospital Universitário – HU e a Novartis.
A multinacional da indústria farmacêutica trouxe para Alagoas o médico neurologista e pediatra Camilo Vieira, que atua no Hospital das Clínicas da Bahia para realizar o exame de Doppler, e a médica hematologista do Hospital das Clínicas de Campinas Sandra Loggetto, que palestrou para os médicos hematologistas sobre a importância do Doppler Transcraniano e dos medicamentos administrados nas pessoas com doença falciforme. Na mesma ocasião as crianças com D.F e seus cuidadores passaram pela avaliação da equipe multidisciplinar que atua no hemocentro como também pela equipe da APHAL que informou aos presentes acerca da finalidade e atividades da associação e também questões relacionada ao cuidado com a doença falciforme.
Segundo Sidney Santos, presidente da APHAL, com essa iniciativa, mas uma vez a direção da associação assegura às pessoas com doença falciforme de Alagoas o direito ao tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

PEZINHO

Secretário de Saúde prestigiou evento (Foto: arquivo da APHAL)


Em comemoração ao Dia Nacional de Triagem Neonatal, mais conhecido como Teste do Pezinho, a equipe da Casa do Pezinho da Maternidade Escola Santa Mônica, em parceria com a Associação de Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas – APHAL, realizou no último dia 05, das 08:00 às 17:00 horas na orla da praia de Ponta Verde em Maceió, uma panfletagem acerca da importância do teste do pezinho e das doenças que podem ser detectadas com o mesmo, dentre elas a doença falciforme.
Durante todo o evento a população pode conhecer acerca da doença falciforme e suas particularidades.
O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que recebeu atentamente informações sobre a doença falciforme, como também escutou um pouco da realidade vivenciada pelas pessoas com doença falciforme de Alagoas, relatada pelos diretores da associação Sidney Santos e Elifabiana Araújo.
Após a conversa, o secretário se dispôs a receber a direção da APHAL em seu gabinete para que juntos possam traçar ações para a melhoria do atendimento dessas pessoas no estado de Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: