ENAFAL vai reunir associações do Brasil e estrangeiras

Altair (primeiro plano) mediando mesa no painel sobre Saúde na CONAPIR 2009 (foto: Dalmo Oliveira)

Altair (primeiro plano) mediando mesa no painel sobre Saúde na CONAPIR 2009 (foto: Dalmo Oliveira)

Dentro da programação do 5° Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme, que ocorre entre os dias 03 e 07 de outubro, na cidade de Belo Horizonte (BH), a FENAFAL vai realizar a segunda edição do Encontro Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme. Os detalhes estão sendo finalizados com os organizadores do simpósio, mas o encontro tem previsão de acontecer nos dias 03 e 04 e deverá juntar também representes do controle social de outros países.

Segundo Altair Lira, coordenador-geral da FENAFAL, a relação com as associações estrangeiras, notadamente as africanas e da América Latina, já ocorre há algum tempo, mas tem se intesificado nos últimos anos. Segundo ele, o Brasil vem se tornado naturalmente referência mundial no campo das organizações da sociedade civil que fazem controle social na defesa das pessoas com DF.

“Um dos fatores que favorecem essa nossa referência é termos o SUS como estrutura pública garantida pelo Estado brasileiro. Nosso monitoramento do Sistema, com atuação em câmaras técnicas do Ministério da Saúde e em outras instâncias decisórias, é o que nos dá condições de execermos o papel de cidadania destinado às organizações do controle social nessa área da saúde pública nacional”, avalia Dalmo Oliveira, coordenador-geral da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH).

Ele diz que o ENAFAL 2009 deverá priorizar temas relacionados à capacitação de lideranças, combate às iniquidades e ao racismo institucional e estratégias para consolidação da autonomia e da sustentabilidade institucional da Federação e de suas associadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: